sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Professor é preso por abuso sexual contra 11 alunas em escola de Manaus

MANAUS - Policiais da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (DEPCA) prenderam um professor acusado de abusar de 11 alunas com idades entre 9 e 10 anos na Escola Municipal Heleno Nogueira dos Santos, no bairro Mauazinho, em Manaus. Gualter da Paz Ribeiro, de 41 anos, foi denunciado por parentes das meninas a uma professora da escola, que informou a direção.

De acordo com a delegada Linda Gláucia, o professor já havia cometido o mesmo crime na escola em que trabalhava anteriormente, no mesmo bairro. Ao tomar conhecimento, a direção teria solicitado a transferência do acusado para a escola Heleno Nogueira dos Santos.

As meninas foram encaminhadas ao Instituto Médico Legal (IML) para exames e serão atendidas pelo Centro de Referência Especializada Assistência Social e pelo Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual.

Gualter responderá por estupro de vulnerável por atos libidinosos, sujeito a pena de oito a 15 anos de prisão, mesmo que o ato sexual não tenha sido consumado. As meninas disseram que o professor pedia para que sentassem no colo dele e acariciava as partes íntimas.

Todos os dias a DEPCA recebe várias denúncias de abuso contra menores, de acordo com a delegada.

- As denúncias não são apenas contra professores, mas contra pais, padrastos e até médicos - afirma Linda.

Na última quinta-feira, o professor, Thomas Magalhães Junior, 42, foi preso acusado de abusar sexualmente de seis crianças da Escola Estadual Rafael Henrique Pinheiro dos Santos, também em Manaus.

A delegada afirmou que o Ministério Público solicitou à delegacia o inquérito que investiga os dois casos para apuração. Preso na quarta-feira, Gualter da Paz Ribeiro foi encaminhado ontem à Cadeia Desembargador Pública Raimundo Vidal Pessoa, no Centro de Manaus, em prisão preventiva.

Parentes das alunas registraram boletim de ocorrência no dia 24 de agosto. A Secretaria Municipal de Educação informou que ainda não foi notificada oficialmente sobre a prisão do professor Gualter da Paz Ribeiro. De acordo com a Secretaria, desde a denúncia, feita há cerca de 20 dias, Gualter foi afastado da sala de aula.

A Secretaria informou ainda que abriu processo administrativo contra o professor. A Secretaria afirmou que, na escola anterior, houve uma solicitação da diretora, mas que não havia denúncia contra o professor.

fonte: http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2010/10/29/professor-preso-por-abuso-sexual-contra-11-alunas-em-escola-de-manaus-922903475.asp

Nenhum comentário:

Postar um comentário